21 de jul de 2016

Canavieiras sediará um grande encontro da Ordem da Cavalaria


Canavieiras recebe, no período de 28 a 30 de outubro próximo, um dos grandes eventos paramaçônicos: O Encontro Baiano da Ordem da Cavalaria (EBOC), que reúne os Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay. Realizado uma vez a cada ano, definitivamente no segundo semestre, este ano a anfitriã será a Loja Maçônica União e Caridade (nº 05), de Canavieiras. Nesta quarta-feira (20), o Venerável Mestre da Loja Maçônica União e Caridade, Arenilson Mota Nery, enviou correspondência ao prefeito de Canavieiras, Almir Melo, para informar sobre a escolha da cidade e convidá-lo para o evento. 

Correspondência idêntica também está sendo feita aos poderes Judiciário e Legislativo, bem como às instituições da sociedade civil organizada. Já chamado de EBOC na Praia, pela localização litorânea de Canavieiras, entre os objetivos do encontro estão a promoção de debates sobre a Ordem da Cavalaria, adquirir novos conhecimentos, procurar o desenvolvimento de nossos Priorados e a evolução da Ordem DeMolay. “Além disso, o evento é uma excelente forma de confraternização entre os irmãos”, ressalta Khalil Botelho. 

O EBOC é realizado há alguns anos e a partir de 2012 ganhou ascensão com a implantação das Sublimes Ordens de Cavalaria, que também passou a ser ofertado na programação do Congresso Baiano da Ordem DeMolay (ConBODe). “Pelo número de inscrições, deveremos ultrapassar o número de participantes de todos os encontros anteriores. Acredito que em Canavieiras deveremos ter mais de 300 cavaleiros, além de seus familiares”, analisa Khalil. A Ordem dos Nobres Cavaleiros fez sua estreia em 1946, quando foi exemplificada perante o Grande Conselho, hoje conhecido como Supremo Conselho Internacional. A Ordem de Cavalaria no Brasil foi introduzida em 1993, graças ao esforço do PMCE Max Rodrigues Pereira que iniciou o processo de contato com o então Soberano Grande Comendador, Moacyr Arbex Dinarmarco, apresentando o projeto para introduzir a Ordem de Cavalaria no Brasil. 

Em 2016, a casa dos Nobres Cavaleiros baianos será em Canavieiras, litoral Sul do estado, a cerca de 500 quilômetros de Salvador, que sediará um dos maiores evento que a Ordem da Cavalaria já organizou. Desta forma, o Priorado dos Nobres Cavaleiros da Terra Santa Nº. 148 e toda 1ª Oficialaria Executiva para o Estado da Bahia, espera realizar em Canavieiras o maior encontro já promovido pela Ordem.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015