14 de jun de 2016

Canavieiras festeja Santo Antônio, Padroeiro de várias comunidades


Os festejos de Santo Antônio, no bairro da Atalaia, em Canavieiras, foram encerrados na noite desta segunda-feira (13), com a realização de batizados, celebração de Missa Solene e Procissão com o andor do Santo pelas ruas próximas à igreja. Os eventos religiosos foram presididos pelo padre Euvaldo Santana, pároco da Matriz de São Boaventura. Em Canavieiras, Santo Antônio é reverenciado por diversas comunidades, que promovem trezenas em sua homenagem. No bairro da Atalaia, a trezena teve início no dia 1º de junho, com o tema “Com Santo Antônio rumo aos 300 anos, busquemos os sinais de misericórdia do Pai”. 

O encerramento foi marcado por uma grande alvorada de fogos, com a presença de moradores e visitantes. No bairro da Atalaia, a trezena de Santo Antônio ainda segue os festejos tradicionais, em que cada noite as orações são de responsabilidade de uma ou mais famílias e homenageados. No domingo (12), os noiteiros foram a Prefeitura e a Câmara de Canavieiras, com a presença do prefeito Almir Melo, secretários, assessores e o vereador Jorge Garcia. Outra característica da festa são os eventos profanos, com barracas de comidas e bebidas típicas, comercializadas pelos moradores do bairro, que possuem grande conceito gastronômico. 

Nesta época do ano, canavieirenses que residem em outras cidades também voltam à terra para participar das festas. A promoção de shows musicais também é outra tradição. Oiticica - No povoado de Oiticica, os festejos começaram no dia 3 de junho e foram encerrados no último dia 12. Na noite de sexta-feira (10), os eventos religiosos foram de responsabilidade da Prefeitura e Câmara. Representaram o prefeito Almir Melo, o secretário municipal da Administração, Antônio Amorim Tolentino, de Finanças, Paulo Garcia, e o chefe de Recursos Humanos, Jaime Bandeira. Na noite da Prefeitura o subtema foi “Com Santo Antônio, aprenderemos a viver o que disse Jesus: Prefiro a misericórdia ao sacrifício”. 

No domingo (12), 8h30min, foram realizados batizados; às 10 horas, celebrada Missa Festiva ao Padroeiro Santo Antônio, animado pelo Coral Sagrada Família. Em seguida, as pessoas presentes se divertiram nas barracas com bolos e salgados. Perelândia – O povoado de Perelândia é outra comunidade de Canavieiras que tem Santo Antônio como Padroeiro. No local, o novenário é realizado de 10 a 19 de junho. No último dia é celebrada Missa Festiva às 10 horas. A seguir são realizados os batizados. 

A noite de
responsabilidade da Prefeitura é a de sábado (19), cuja Missa será presidida pelo Padre Messias, da Paróquia de Santa Maria Eterna. Santo Antônio tem a tradição de ser o “Santo das coisas perdidas”, bem como de o “casamenteiro”. Essas duas características o torna um dos santos mais populares da Igreja Católica no Brasil. Todos os festejos em Homenagem a Santo Antônio são coordenados pelo Padre Euvaldo Santana, pároco de Canavieiras, com a equipe Missionária e o Conselho Comunitário.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015