21 de jul de 2016

Canavieiras: Programa “Saúde em Ação” oferece Serviços de saúde em Era Nova


O programa Saúde em Ação - promovido pela Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde – segue intensificando as ações na área da saúde no interior. Nesta quarta-feira (20), os moradores do distrito de Era Nova receberam uma equipe da secretaria, formada pelo médico Feiz Abraão, com o apoio de enfermeiras, funcionários do laboratório São Lázaro (do Hospital Régis Pacheco) e agentes comunitários de Saúde. Os pacientes que chegavam à Escola Municipal Demócrito Carneiro tiveram acesso a atendimento médico, exames laboratoriais, vacinação, preventivos, distribuição de medicamentos e verificação de pressão e glicemia.

 Também foram oferecidos testes rápidos para sífilis e HIV e outros que possam diagnosticar doenças, especialmente as transmitidas pelo Aedes aegypt, como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Após avaliação médica, os pacientes recebiam os medicamentos e eram encaminhados para serem notificados e coletarem exames no laboratório montado pela Secretaria da Saúde. Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, com frequência os moradores da localidade vêm apresentando sintomas característicos das doenças transmitidas pelo Aedes. “A agente comunitária de Era Nova, Eloídes Sacramento, sempre está entrando em contato com a gente, porque muitas pessoas a procuravam queixando-se de febre e dores no corpo”, informa. 

No entender da coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Helma Valiense, o “Saúde em Ação” completa a estratégia da secretaria de cobrir todo o território de Canavieiras com os serviços de saúde. “No caso de Era Nova, o deslocamento dos moradores é ainda mais difícil, por conta da distância, por isso esse distrito não fica de fora nos nossos cronogramas de mutirões de serviços”, explica a enfermeira. Semanalmente – às quartas-feiras - a Secretaria da Saúde desloca parte de sua estrutura material e humana para uma localidade da região rural do município. “Nosso planejamento é levar atendimento médico a todas as localidades do interior e na próxima semana, nossa equipe multidisciplinar estará em Perelândia (dia 27).

 No momento, estamos em fase de elaboração do cronograma para o mês de agosto”, explicou a secretária da Saúde. A secretária ressalta que o programa busca melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural, levando conhecimentos e orientações para promoção à saúde e prevenção de doenças. “Queremos incentivar os moradores do campo a buscar com mais frequência os serviços públicos de saúde. Desta forma, conseguiremos fazer com que o atendimento básico às famílias melhore substancialmente”, conclui.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015