13 de jul de 2016

Canavieiras: Festejos a São Boaventura serão encerrados nesta quinta-feira, 14



“São Boaventura, anunciador e testemunho fiel da misericórdia divina” é o tema geral da Trezena dedicada ao padroeiro de Canavieiras, que está sendo realizada desde o dia 1º de julho, sempre às 19 horas, com a celebração da Santa Missa e apresentação de um tema religioso voltado para a conscientização dos católicos. No dia dedicado à São Boaventura, quinta-feira (14), os festejos religiosos terão início às 6 horas, com alvorada de fogos, repique de sinos e apresentação do hino de São Boaventura. Às 10 horas será celebrada Missa Solene em louvor ao Santo Padroeiro, celebrada pelo Padre Euvaldo e com a presença de padres de paróquias de diversas cidades.

 Para o prefeito Almir Melo, além das ações de cunho religioso, o Padre Euvaldo exerce grande liderança junto à sociedade e hoje a paróquia de São Boaventura se estende por toda o município de Canavieiras. “Além de ser o representante do Papa e de Deus, também se preocupa com os assuntos da humanidade”, ressaltou. Este ano, mais uma vez, a Missa solene terá a presença do Vice-governador da Bahia, João Leão, junto ao prefeito Almir Melo. “É a terceira vez que o nosso Vice-governador, católico praticante, comparece aos festejos de São Boaventura, e promete a voltar no próximo ano, para agradecer ao Santo pelo apoio recebido dos canavieirenses”, disse Almir Melo. 

Às 16 horas, será realizado o momento devocional; e às 17 horas, Procissão pelas ruas da cidade e a Benção do Santíssimo. A Trezena em homenagem a São Boaventura é encerrada nesta quarta-feira (13), com missa dedicada à Pastoral Litúrgica e Pastoral da Comunicação. Os noiteiros são os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e o tema “Ao servir com amor contemplamos a face do Cristo misericordioso”. Na última terça-feira (12), os noiteiros da festa foram os profissionais da saúde, com missa dedicada à Pastoral do Dízimo e apresentação do tema “A verdadeira conversão só acontecerá através da palavra de Deus e das obras de misericórdia”. A secretária da Saúde de Canavieiras, Roberta Barros, esteve presente, junto à equipe da Secretaria da Saúde. “Essa é uma festividade que mantém viva a tradição da nossa cidade, a devoção ao padroeiro, e que a cada ano me emociona mais”, disse. Quem é – São Boaventura nasceu Giovani de Fidenza em 1217 e morreu em 15 de julho de 1274. Aos 14 anos iniciou os estudos na Universidade de Paris, onde se formou bacharel em Teologia e em Escrituras.

 Também se tornou mestre em Teologia e lecionou na mesma universidade. Aos 20 anos ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e aos 36 anos já era Ministro-geral dos Franciscanos. O nome Boaventura foi escolhido após ingressar (anos 20 anos) na Ordem Franciscana. A
escolha teria sido em decorrência de ter sido curado por São Francisco, ainda jovem, de uma doença grave, quando teria exclamado: “Ó buena ventura”. Considerado um dos grandes teólogos da Igreja Católica, São Boaventura é autor do tratado “Preocupado com a Pobreza de Cristo” e de Jornada das almas para Deus”, dentre outros.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015