7 de jul de 2016

Canavieiras: Distrito de Ouricana recebeu programa “Saúde em Ação”



A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu quarta-feira (6), das 8 às 14 horas, um mutirão de serviços no distrito de Ouricana. Os serviços foram prestados na escola Nossa Senhora da Conceição e faz parte do programa “Saúde em ação”, cujo objetivo é intensificar as ações na área da saúde em todo o município, notadamente no interior, beneficiando a população dos distritos, povoados e zona rural. Na ocasião, os moradores de Ouricana tiveram acesso a atendimento médico, exames laboratoriais, preventivo, testes rápidos para sífilis e HIV, e outros que possam diagnosticar doenças, especialmente as transmitidas pelo Aedes aegypt, como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, além de vacinação, distribuição de medicamentos e verificação de pressão e glicemia. 

Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, a equipe da secretaria responsável pelo “Saúde em Ação” em Canavieiras foi composta pelo médico Feiz Abraão, com o apoio de enfermeiras, funcionários do laboratório São Lázaro (do Hospital Régis Pacheco) e agentes comunitários de Saúde. “Promovemos uma saúde de Atenção Básica, pois grande parte destes pacientes não procura as Unidades de Saúde da Família (USFs) para acompanhamento há anos”, explica Roberta Barros. Explica a secretária, que o atendimento à população do interior tem sido intensificado, e agora uma das novidades foi deslocar não só os profissionais da saúde, como equipamentos. “O Laboratório São Lázaro levou uma equipamento com capacidade de analisar e entregar o exame de sangue logo em seguida, o que facilita todo o atendimento, tanto para nós como para os pacientes”, explicou a secretária. Para a secretária, trata-se de um serviço diferenciado, mas com a mesma eficiência do atendimento prestado na sede, com a vantagem que os moradores do interior precisem se deslocar até a sede em busca de uma consulta ou outro tipo de tratamento. “A não ser quando houver necessidade de atendimento especializado. Nesse caso, o paciente será encaminhado para o Hospital Régis Pacheco, em Canavieiras”, explicou a secretária. De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria da Saúde para o mês de julho, o programa “Saúde em Ação” estará em Pimenteiras (dia 13), Era Nova (dia 20) e Perelândia (dia 27). “A cada quarta-feira estaremos com nossa equipe multidisciplinar realizando os atendimentos nas comunidades rurais. O objetivo é que pacientes desses lugares mais afastados tenham direito a um tratamento digno realizado por uma equipe comprometida com a saúde da população”, afirma.

 A secretária ressalta que dentre os programas implantados pela Prefeitura de Canavieiras -
na área da saúde – voltadas para o interior, estão o atendimento médico e de enfermagem à população de distrito, povoados e zona rural. Nessas visitas - realizadas cada semana em um povoado - também são realizados diversos exames simplificados, bem como as campanhas com palestras e orientações de prevenção de diversas doenças. Com isso, a população está cada vez mais esclarecida em relação aos cuidados com a saúde. “Já notamos que quem se consulta a primeira vez, quer retornar. Desta forma, conseguiremos fazer com que o atendimento básico às famílias melhore muito, e como consequência a qualidade de vida nesses locais”, comemora a secretária.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015