30 de jun de 2016

Canavieiras: Assistência Social convoca beneficiários



A Secretaria da Assistência Social de Canavieiras está convocando cerca de 1.700 famílias beneficiárias – entre as mais de sete mil cadastradas - do Programa Bolsa Famíia (PBF) a comparecer à sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), para uma ação de atualização das condicionalidades de saúde. De acordo com a gestora do PBF em Canavieiras, Marise Nascimento, esse requisito é fundamental para que o benefício continue sendo pago às famílias. Explica Marise Nascimento, que as famílias que integram o PBF precisam cumprir uma série de condições e a revisão cadastral é feita justamente para acompanhar o cumprimento destas determinações. “Essa averiguação permite um aprimoramento na gestão do Programa, no sentido de que os benefícios sejam somente direcionados para quem realmente precisa. Na qualidade de cadastro, de 1 ponto exigido, estamos pontuando 0,57 em Saúde e 0,64 em Educação”, explica.

No quesito saúde, é preciso cumprir a visita frequente aos postos de saúde e acompanhamento de tratamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Marise Nascimento informa, ainda, que as famílias precisam acompanhar o cartão de vacinação, o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento. “Se forem gestantes ou lactantes é necessário realizar o pré-natal e o acompanhamento da saúde do bebê”, acrescenta. Informa a Secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, que as condicionalidades de saúde são um dos compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias do programa e o poder público. 

“O intuito é ampliar o acesso dessas famílias aos direitos sociais básicos”, afirma a secretária, ressaltando que o poder público se responsabiliza em prestar os serviços de saúde, educação e assistência social. Para fazer a atualização, o usuário deve comparecer à sede do Cras com os documentos de todos os membros da família. É solicitada a carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, uma conta de água ou luz e para menores de 18 anos, a certidão de nascimento/RG e declaração de frequência escolar.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015