1 de jun de 2016

Projeto Gicas promove desfile com o tema “Valorização Feminina – Mulheres no Esporte”


Valorizar a figura feminina através das diversas modalidades esportivas. Essa é a proposta do desfile que será promovido pela Ginástica Rítmica de Canavieiras (Gicas), no próximo sábado (4), com saída da praça Maçônica, às 8h30min, em direção à Praça da Bandeira. O tema do desfile é “Valorização Feminina – Mulheres no Esporte”, e esportes como balé, ginástica rítmica, olímpica e trampolim, jiu-jitsu, vôlei, futebol, capoeira e handebol serão representados pelas suas atletas. Sob a coordenação da técnica em ginástica Rítmica Sheyla Athaly, o desfile contará, ainda, com a participação de mães das alunas do projeto Gicas, que irão carregar cartazes com frases de conscientização de respeito à mulher e contra o abuso sexual, a exemplo de “Eu posso ser sua mãe, sua filha ou sua mulher”. Na chegada à praça, haverá apresentações e uma palestra com tema referente ao assunto.

 Para a técnica em ginástica rítmica, o esporte traz inúmeros benefícios para a atleta, como aceitação, valorização e realização. “Muitas alunas chegam com problemas de baixa autoestima e trabalhamos isso nas aulas, mostrando a elas que apesar das dificuldades, se houver esforço e disciplina, os resultados aparecem”, afirmou. E, para Sheyla, a melhor forma de resgatar essa autoestima dessas pessoas é através da prática de esportes.

 “A mulher atleta é reconhecida e respeitada. O cenário esportivo surge como um meio onde ela poderá exercer sua autonomia, seu poder de escolha e, principalmente, de superação”, explica a técnica. Na opinião do prefeito Almir Melo, nada mais atual que um evento ligado a esse assunto. “O modelo de mulher frágil já parece coisa do passado, principalmente no cenário esportivo. Atualmente, a tendência feminina no esporte é de ultrapassar os limites físicos e emocionais, colocando-se em pé de igualdade com os atletas masculinos. É uma grande conquista”, ressalta. 

O projeto – A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Educação, desenvolve desde 2013 o Projeto de Ginastica Rítmica (Gicas) em sete escolas do município – Noécia Cavalcante, Rotary, Comunitária, Lions, Frederico Minervino, Raio do Sol (Apae) e Rita Braga, com intuito de oportunizar às meninas na faixa etária de seis a 16 anos de idade a prática dessa modalidade, dando importância ao desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo social contribuindo para melhoria da qualidade de vida. As aulas do Projeto Gica são realizadas três vezes por semana, no Centro Ginástico Feminino. Além dos profissionais cedidos pela secretaria da Educação, a Prefeitura
também oferece o local para sediar a realização das atividades e o pagamento da energia elétrica, água e manutenção do local.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015