14 de jun de 2016

Canavieiras: Escola Raio de Sol promove o Forró da Apae com o tema “Lampião e Maria Bonita”



A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canavieiras promove, na próxima sexta-feira (17), a partir das 17 horas, o Forró da Apae. A festa junina beneficente será realizada na Escola Raio de Sol, de Canavieiras, sede da instituição, com comidas e bebidas típicas, Rei e Rainha do Milho, apresentação de quadrilhas e o som da dupla Rian Girotto e Henrique e banda Risco de Amar. Segundo a diretora da Escola Raio Sol, Isa Ramalho, este ano o tema será “Lampião e Maria Bonita” e elementos do sertão nordestinos farão parte da caracterização dos alunos e da decoração da festa. “Eles se envolvem diretamente na arrumação da festa, inclusive no preparo das comidas, através da oficina de culinária que oferecemos nas aulas. Nossa equipe se preocupa com o desenvolvimento cognitivo e social de cada aluno, por isso sempre buscamos envolvê-los nos eventos”, conta Isa.

 Segundo a diretora da Escola Raio do Sol, Isa Ramalho, as comemorações são sempre usadas para o exercício de socialização. “Nossa equipe entende que é muito importante trabalhar as comemorações, pois são uma forma de integrar toda comunidade: professores, alunos, pais, direção e coordenação. O resultado você percebe na hora em que acontece a festa, são momentos de muita alegria”, ressalta a Isa. 

A Apae de Canavieiras foi fundada em 1997, na gestão do prefeito Almir Melo, e vem ao longo dos anos prestando serviço à comunidade, no sentido de assegurar o direito das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla, bem como seu acesso à educação, saúde e mercado de trabalho. A instituição é mantida pela Prefeitura de Canavieiras e conta com algumas parcerias, além de promover eventos com o objetivo de divulgar as ações e envolver a comunidade. 

Entre os serviços oferecidos pela instituição, estão fisioterapia, psicologia, serviço social, pedagogia, psicopedagogia e fonoaudiologia. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) envolve aspectos como psicomotricidade, estratégias para autonomia no ambiente escolar, estratégias para o desenvolvimento dos processos mentais, aulas de libras e letramento. Informa a diretora que o projeto pedagógico propõe, ainda, a participação dos alunos em festas tradicionais, como Festa Junina, Desfile do Dia da Cidade e comemorações natalinas. Os alunos da Apae recebem capacitação profissional com oficinas de beleza e de culinária, dança e artes. Também recebem atendimento odontológico, médico e nutricional.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015