28 de jun de 2016

Canavieiras: Creas promove exibição de filme para alunos do CMOB


A Secretaria da Assistência Social de Canavieiras, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou na manhã desta terça-feira (28), um encontro com os alunos do Colégio Municipal Osmário Batista (Cmob), no auditório da Secretaria da Educação. Na ocasião, foi exibido o filme “Querô”, que conta a história de um menor abandonado vivendo em situação de pobreza e abandono e comete pequenos delitos. Segundo o orientador social do Creas, Jorge Batista, o objetivo é discutir, em cada atividade externa, uma temática referente às vulnerabilidades sociais por meio da exibição de filme, dinâmicas de grupos e roda de conversas. 

De acordo com Jorge Batista, trata-se de uma espécie de análise do discurso. “Após o filme, discutimos porque o discurso desses adolescentes são tão diferentes na prática. Por que a grande maioria, assim que consegue a liberdade, volta a praticar os mesmos crimes, sendo que dias antes declamavam versículos da bíblia e se diziam dispostos a melhorar, a ter uma vida digna?”, pergunta. A ação faz parte de uma das propostas do Creas de trabalhar junto às escolas, nas quais estão matriculados adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. 

Nesses casos, os menores são recebidos pelo Creas, via encaminhamento judicial, para cumprimento de Liberdade Assistida (LA) ou Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). O Programa visa atender o adolescente e sua família, por meio de trabalho socioeducativo e apoio socioassistencial, no intuito de readaptá-los na convivência comunitária e familiar, priorizando a inclusão do adolescente na escola. “Incentivar o ingresso de jovens na rede regular de ensino, de maneira acompanhada e orientada”, informa o orientador. Neste sentido, são realizados diagnósticos dos transtornos de aprendizagem (fala, leitura e escrita), avaliação psicopedagógica, e acompanhamento familiar (estudo e diagnóstico). “Oferecemos cursos no contraturno escolar, pra esses adolescentes fazerem suas atividades de casa com acompanhamento”, informa Jorge Batista.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015