20 de jun de 2016

Canavieiras: Comunidade de Perelândia faz festa para Santo Antônio



O padroeiro do povoado de Perelândia, Santo Antônio, foi festejado com uma novena que iniciou no dia 10 e foi encerrada neste domingo (19). No último dia, a partir das 10 horas, o Padre Euvaldo Santana – pároco de Canavieiras – presidiu a celebração de Santa Missa festiva e ministrou os batizados. Os festejos a Santo Antônio, em Perelândia, foram organizados pela comunidade, com a supervisão da Equipe Missionária e do Conselho comunitário da Paróquia de São Boaventura. Este ano, a homenagem a Santo Antônio teve como tema “Com Santo Santo Antônio rumo aos 300 anos busquemos os sinais da Misericórdia do Pai”. A cada noite, os eventos religiosos foram realizados pelos noiteiros e responsabilidade de grupo de pessoas do povoado de Perelândia ou de comunidades vizinhas, que desenvolviam um tema.

 A novena de Santo Antônio chama a atenção pelo grande número de comunidades que participam de sua organização e desenvolvimento. No sábado (18), os noiteiros foram a quase paróquia de Santa Maria Eterna, e as comunidades de Pimenteiras, Assentamento São Francisco, Amarelos, Estreito, Ouricana, Lua e Ruinha. Como responsáveis, os secretários do Interior, Ériston Nascimento, o ex-secretário da Agricultura, João Brasil, fazendeiros e comerciantes. Na noite de sábado, a Celebração da Palavra ficou a cargo do Ministro da Palavra, Ailton, que conduziu toda a cerimônia interna, inclusive a procissão que percorreu algumas ruas do povoado.

 O tema apresentado nesta noite foi “Misericórdia: Caminho que une Deus ao Homem”. No domingo, após a Missa Festiva e os batizados, foi realizada a festa profana, com a Banda Risco de Amar, Bola (voz e teclados), que se apresentaram no Trio Chumbo Grosso. Segundo o Chefe do Gabinete do Prefeito, Neivaldo Pinto, a cada ano os festejos a São Antônio são realizados com mais fervor pela comunidade de Perelândia.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015