5 de out de 2015

"Canavieiras elege os 10 novos conselheiros tutelares"


Foram eleitos neste domingo (4), no Colégio Paulo Freire, os 10 novos conselheiros tutelares – cinco titulares e cinco suplentes - de Canavieiras para um mandato de quatro anos. O pleito, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), teve no total 2.934 votos. Os candidatos eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2016.
Esta foi a primeira vez que a eleição ocorreu de forma direta e unificada em todo o país, devido a uma mudança promovida pela Resolução 170/2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que definiu as regras para o processo de escolha. O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes que vivem na cidade.
Segundo o presidente do CMDCA de Canavieiras, José Amorim Cruz, foi de extrema importância a participação da comunidade. “Foram 18 candidatos e cada eleitor votou em apenas um, pelo seu número de inscrição. A população deve ter consciência ao votar, elegendo aqueles que têm vocação e experiência para trabalhar com crianças e adolescentes e que saibam como atuar para enfrentar os problemas cotidianos relacionados a esse público”, explicou.
José Amorim Cruz ressaltou que a votação aconteceu de forma tranquila. "Não tivemos nenhum incidente. Isso prova a maturidade da sociedade, que entendeu a importância da escolha dos conselheiros, responsáveis pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A direção do Colégio Paulo Freire disponibilizou toda estrutura física do local, inclusive os computadores da biblioteca, e organizamos sete salas divididas em ordem alfabética, onde foi realizada a votação”, disse o presidente do CMDCA.
Os cinco candidatos mais votados foram: Sebastião Rubens Ribeiro (342 votos), Hilda Danielle Silva de Oliveira (336 votos), Aldeniz Nascimento Góis (292 votos), Érica Belém Santos (217 votos), Bruno Loureiro Rocha (200 votos). Suplentes: Jucylene Souza Agrelio (196 votos), Maria da Conceição Araújo Barbosa (159 votos), Lorena Benjamin Souza Andrade (158 votos), Aldenice Nascimento Guerra (139 votos) e Weuslas Pereira Souza (130 votos).
Entre as atribuições do Conselho Tutelar estão atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar à justiça os casos que a ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder. 
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015