2 de out de 2015

Arataca: Prefeitura Inaugura nova unidade de saúde saúde







A prefeitura de Arataca inaugurou nesta quinta-feira (1) mais uma Unidade de Saúde da Família- Arataca II. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e também da população arataquense.
“Estamos fortalecendo a saúde de Arataca, ampliando e modernizando as unidades de saúde, mesmo diante da crise que nos afeta e a todo o país”, afirmou o prefeito de Arataca, Fernando Mansur (Ferlu).
Segundo o prefeito, a obra foi feita através de recursos próprios. Esta é a quarta unidade de saúde entregue à população pela atual gestão seguindo os padrões preconizados pelo Ministério da Saúde. “Nosso objetivo é a melhor prestação de serviços à comunidade”, ressaltou o prefeito.
A unidade conta com uma equipe composta por médico, enfermeiros e técnicos, na qual serão oferecidos além de consultas médicas, serviços de vacinação e curativos, tudo isso em um espaço mais amplo e moderno.
A inauguração
O evento iniciou com a apresentação da Fanfarra Municipal de Arataca, em seguida foi feita uma oração de agradecimento e na sequencia, passada à palavra para os vereadores, para a secretária de saúde Clícia Nogueira e para o prefeito Fernando Mansur, que falaram sobre a felicidade e a importância do posto de saúde para o município. “Essa é uma conquista que beneficia todo povo arataquense e para melhor servi-los que a unidade foi construída”, afirmou a secretária de saúde, Clícia Nogueira.
Campanha Outubro Rosa
Além da inauguração, também foi iniciada nesta quinta-feira a campanha “Outubro Rosa” que marca o início das atividades de conscientização contra o câncer de mama durante todo o mês de outubro. A abertura do evento contou com uma palestra sobre o câncer de mama e o câncer do colo de útero. A coordenadora da atenção básica de saúde, Amora Menezes, ressaltou a importância da campanha. “O principal alvo do câncer de mama é a mulher, por isso é importante que as mulheres conheçam o próprio corpo e façam os exames para diagnosticar a doença precocemente”, afirmou.
Serviços como exame de citologia, exame das mamas, teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis e marcação de mamografias estão sendo oferecidos de forma gratuita pelo SUS à comunidade, em especial às mulheres. “Quanto antes houver a descoberta da doença, maiores serão as chances de sucesso do tratamento,” finalizou a coordenadora.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015