21 de set de 2015

Canavieiras: Escola Benício Machado promove campeonato interno de Judô



Com o objetivo de aproximar a família da escola e visando uma oportunidade de vivência e integração entre os alunos, a Escola Benício Machado promoveu um campeonato interno de judô para os 30 participantes da oficina de artes marciais do programa Mais Educação. O Programa integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal, para induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular, na perspectiva da educação Integral.
Segundo a diretora Rosângela Cruz, além das aulas de artes marciais (judô) que ocorrem duas vezes por semana na escola, no contraturno escolar, os estudantes que participam do programa frequentam outras oficinas culturais e de acompanhamento pedagógico. “As oficinas obrigatórias são de alfabetização e letramento, a de judô, junto com as de horta, jardinagem e dança, nós recebemos como brinde”, conta a diretora.
Essas atividades colaboram para o desempenho escolar e têm melhorado o ambiente na escola, conforme contou a diretora Rosângela Cruz. “Como resultado dessas, oficinas, observamos que os alunos estão mais envolvidos com a dinâmica da escola, já que para participar, é necessário que eles estejam bem na sala de aula e sobretudo nas relações interpessoais”, ressalta.
O professor de artes marciais e monitor da oficina, Edimerson Simplício, salientou que por meio do Mais Educação os estudantes têm a oportunidade de aprender um esporte que, além de exercitar o corpo, trabalha a disciplina e a concentração. “Nossa finalidade é proporcionar a esses jovens a oportunidade de exercer controle sobre si mesmo e um diálogo com seu próprio corpo”, disse o professor.
Edimerson explica que os alunos do projeto estão se preparando para a Copa Nissei de Judô, que será realizada no dia 4 de outubro, no Ginásio de Esportes de Canavieiras (Geca). “A maioria destas crianças e jovens não teria condições de participar de aulas de Judô em uma academia, pois isso envolve custos. Através do programa eles receberam quimonos e podem desenvolver as técnicas e habilidades que aprenderam nas oficinas”, informa.
Os atletas foram divididos por equipe. A equipe A sagrou-se campeã com 14 pontos, enquanto a equipe B pontuou 05 pontos. O campeonato contou com a participação do atleta canavieirense Arnou Lobo, atual vice-campeão brasileiro Arnou Lobo Neto, que atuou como monitor nas atividades desenvolvidas durante o dia.
Os participantes foram: João Mendes, Levi Mateus, Michael Pinheiro, Mateus Santos, Ana Vitória Santana, Yasmin dos Santos,  João Vitor Brito, Ryan Barbosa, Carlos Gabriel Damasceno, Carlos Alberto, Gabriel Costa, Mateus Oliveira, André Santos, Clarisse Almeida, Ane Caroline Fonseca, Carleone Pinheiro, Gabriel Carvalho, Deric Lucas, Fabricio Santos, Taine Costa Cruz, Ane Carolin, Jaqueline Pinto, Lisbele Santos, Neylan Souza, Felipe Lima, Gabriel Santos, Fabricio Silva e Gustavo Frasão.
 

Jabinho Sena Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015