WhAtsapp

WhAtsapp

terça-feira, 23 de junho de 2015

Una Ba:Índios invadem fazenda e exigem ‘devolução’ de território

processo de demarcação das terras corre no Ministério da Justiça.
Índios da tripo tupinambá invadiram a Fazenda Vila Toscana, em Una, região sul da Bahia. Eles dizem que a propriedade de 500 hectares é território deles. “Estamos lutando por nossa terra. Porque aqui é nosso patrimônio e nós estamos já estavamos fazendo os barracos para que nós viva (sic.) aqui dentro de nossa terra”, diz o cacique Ivaldo Aruanã. Ainda segundo os índios, a fazenda era uma aldeia.
O dono da fazenda deixou a propriedade e aguarda o pedido à Justiça sobre reintegração de posse. “Não estão me deixando nem eu entrar. O meu gerente colhendo cacau com o pessoal. Eles mandaram parar, dizendo que não pode mais colher cacau. E cada vez está chegando gente. Eu tenho quase 60 anos e nunca tive problema na fazenda.Toda ela é titulada e tem uma área de reserva florestal”, afirma o fazendeiro Magid Ribeiro.
No sul da Bahia, a disputa entre produtores rurais e tupinambás é por uma área de 47 mil hectares, distribuída entre os municípios de Buerarema, Una e Ilhéus. O processo de demarcação das terras corre no Ministério da Justiça.(G1)

0 comentários:

Postar um comentário