15 de dez. de 2012

Camacã sediou 1° encontro de poda sincronizada em dia de Campo


O Município de Camacã, viveu neste sábado (15), um grande encontro que reuniu dezenas de empresários, Técnicos agrícolas e produtores de cacau de várias regiões do estado. Este foi  no 1º Encontro de Poda Sincronizada e Frutificação do cacueiro do Sul da Bahia. O encontro abriu novas possibilidades de manejo tecnológico para a lavoura cacaueira, sob as perspectivas de novas tendencias técnicas de irrigação, poda, mercado e manejo do cacaueiro em dia de Campo. 
O evento organizado pelo empresário Antônio Malta e Paulo Cortizo, atraiu as maiores autoridades do gênero, para um dia dedicado á lavoura cacaueira. A abertura ocorreu por volta das 08:00 horas nas dependências do Posto Primavera, na Avenida dos Pioneiros, com um um café da manhã. A prefeita Ângela Castro estava no evento. Na pauta da programação, houve o “Dia de Campo” na Fazenda Boa Sorte em Jacareci.
O encerramento na parte da tarde, ocorreu á base de muita musica ao vivo e feijoada na Pousada Rainha do Sul, em São João do Panelinha ás margens da BR-101. Pouco mais de 100 pessoas entre técnicos agrícolas, agricultores, trabalhadores e empresários estiveram no encontro.
O presidente do Instituto “Pensar Cacau” de Itabuna, disse que a partir do produtor do cacau vem surgindo as soluções para a lavoura cacaueira. Ele enfatiza que apesar deste ser um ano acompanhado de muitas questões negativas, como as importações que derrubaram o preço do cacau, um evento como este onde se consegue reunir mais de 100 produtores  no final de um ano tão difícil, só demonstra que o produtores de cacau, tem uma fibra muito grande, acredita e tem um amor muito grade por esta cultura. “Que os olhos do estado, estejam voltados para este produtor, que o estado brasileiro entenda realmente que o produtor de cacau merece uma atenção especial por tudo que ele já gerou de divisas e receitas para o estado da Bahia e para o Brasil”,disse reiterando que mesmo diante de uma crise terrível como é a vassoura de bruxa, ainda continua buscando soluções para a lavoura.
Ele mostrou que este encontro traça uma nova visão do cacau como cultura, porque além de trazer benefícios e otimismo para a classe produtora, o cacau em comparação com outras culturas a nível de Brasil, é uma cultura ainda pouco estudada de acordo com o seu verdadeiro potencial.
Paulo Curtizo, um dos organizadores do evento, falou que esta edição, traz  uma nova técnica, fruto do resultado de quatro visitas feitas ao produtor Dado da Poda, na cidade de Ibirataia, onde ele faz um trabalho excepcional que configura o cacau, como se fosse uma árvore frutífera normal a exemplo da maçã, quiuí, pera ou manga, colocando o cacau, somente para frutificar quatro vezes ao ano, suplantando a produtividade do ano inteiro, e diminui despesas, porque o cacau só será colhido naqueles quatro meses, e faz uma poda um pouco drástica, podendo colher entre dois  a três kilos por planta de cacau, algo que os produtores desta região não conseguem no temporão nem na safra.
Ele enfatizou ainda que Dado da Poda, aboliu o uso do podão e na atualidade só colhe o cacau com alicate de enxertia e tesoura de poda. “Ele realmente revolucionou a cacauicultura, é uma quebra de paradigma”disse justificando que este método só funciona nas novas lavouras, porque na velha lavoura isso não se estabelece.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019